Escolha uma Página
Torta Bolo de Rolo elaborada pelo Chef Luciano Chaves

Sim, o Bolo de Rolo a cada dia conquista mais fãs e podemos dizer que é uma paixão não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil. E como bom pernambucano que sou, não poderia deixar de falar do meu amado Bolo de Rolo. Elaborei duas receitas que são campeãs em curtidas nas minhas Redes Sociais: a Torta Bolo de Rolo e a Torta Bolo de Rolo de Chocolate.

 

Falando um pouquinho de História… O bolo de rolo é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. Pela Lei 13.436 de 2008, foi reconhecido como Patrimônio Imemorial de Pernambuco. Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Uma delícia que passa de mesa em mesa há mais de 300 anos.

Quando falamos de Gastronomia, muitos confundem o Bolo de Rolo com o Rocambole. Grande Engano! Saiba que se você fizer essa comparação para um pernambucano, ele provavelmente se sentirá ofendido. São muitas as diferenças: a massa, o recheio, a origem, a delicadeza e principalmente o sabor. Tudo no bolo de rolo é único!

 

Bolo de Rolo Sabor da Casa
Bolo de Rolo Napolitano
Bolo de Rolo de Paçoca
Bolo De Rolo Tradicional de Goiabada
Picolé de Bolo de Rolo Degusta

Além de todas as maravilhas que já foram ditas sobre o bolo de rolo, ele é um doce extremamente versátil. Pode ser servido de diversas maneiras: utilizado como ingrediente para preparar tortas, sobremesas e picolés; Servido com sorvete e calda; Embalado e utilizado como bem casado; e também como bolo em festas e casamentos.

São muitos os motivos para se apaixonar por essa delícia pernambucana!